Entre azulejos e ladrilhos hidráulicos, muitas histórias

19 jul

Variedades mil!

Recentemente tive uma das melhores descobertas em Brasília: a loja/cemitério de azulejos Art´Decora, na W3 Sul (mais propriamente na 514 sul). Descobri que ela existia reparando na sua pequena porta cheia de azulejos coloridos, lisos e estampados, escondidos entre aquelas tantas lojas da quadra.

A dona, Aparecida Tonaco, está no ramo há 21 anos e mudou para este ponto há 5 meses. Super simpática, ela recebeu muito bem a mim e ao meu amigo Ygor, que é quem está atrás de algo para decorar sua cozinha.

Empolgada, ela começou a mostrar várias peças, muita coisa rara e original de Brasília, Rio de Janeiro e até Portugal: Athos Bulcão, Burle Max, galinhos típicos da terrinha…

Segundo ela, os clientes tem procurado muito a loja para montar paineis de patchwork. E realmente eles estão em alta, não há dúvidas. Para isso, a loja tem uma variedade impressionante de azulejos e ladrilhos hidráulicos.

Lá também são encontrados azulejos lisos em uma enorme quantidade de cores. Quem quiser ser mais básico e gastar um pouquinho menos, pode apostar em paineis ou paredes numa cor só ou num patchwork de azulejos sem estampa. Também fica bem legal.

Ygor gostou desse azulejo em preto e branco. Eu aprovo!

Os ladrilhos hidráulicos são uma atração a parte. Há aqueles com hibiscos, flores, e os geométricos, mais modernos. Na “consultoria” que estou dando ao Ygor, sugeri dele criar uma moldura com ladrilhos ou azulejos para delimitar o pequeno espaço que ele tem na cozinha em seu apartamento. Neste caso, não existe separação – nem por meio de um balcão americano, nem pilastra, nem parede – entre a cozinha e sala, e achei que seria uma saída bacana para quem tem poucos metros quadrados. Outra sugestão seria ele criar essa moldura com azulejos/ladrilhos estampados e dentro usar azulejos/ladrilhos lisos, ou ainda misturá-los intercalando-os, também criando, assim, um espaço delimitado e diferente do piso da sala.

Azulejos de Athos Bulcão originais retirados de prédio do Plano Piloto durante reforma e “salvos” por Aparecida

Bati o maior papo com Aparecida, que, ao perceber que a gente se interessava pelo assunto, começou a mostrar várias de suas raridades. Se tem uma coisa que um dono de cemitério de azulejos em Brasília pode se gabar, é de ter uma coleção invejável de peças originais de Athos Bulcão da década de 60 e 70. Ela nos mostrou, por exemplo, peças que foram retiradas de fachadas e pilotis de prédios do Plano Piloto porque os moradores decidiram fazer uma reforma e retirar essas maravilhas. É aí que entra Aparecida: ela vai lá e compra todos os azulejos retirados durante a obra e os revende. Os preços variam de 10 a 20 reais cada azulejo. Alguns modelos ela tem em uma maior quantidade de exemplares, outros, ela tem menos, ou seja, estão perto de serem extintos!

Para quem admira o trabalho de artistas como Athos e Burle Max, vale a pena dar um pulo na loja. Dicas: caso você não tenha um apartamento ou casa própria para criar seu painel, é possível fazer um painel itinerante, em cima de um compensado de madeira, por exemplo. Desse jeito, você poderá carregá-lo para onde quiser. Se não quiser fazer um painel, eu acho que vale comprar poucas peças para enquadrar e guardar como raridade, pois são peças de arte que ficarão para história.

Seguem alguns registros que eu fiz, entre um papo e outro, lá na Art´Decora:

Azulejos assinados por Burle Max. Aparecida foi até o Rio especialmente para buscá-los

Pilhas e pilhas de ladrilhos hidráulicos

Mais ladrilhos, na vitrine…

… e o ladrilho que eu escolheria se a cozinha fosse minha, hehe

Azulejos portugueses, com certeza

Amostra de patchwork na loja

E para finalizar, um Athos Bulcão…

… e outro Athos!

SERVIÇO:
Art´Decora
514 sul – Asa Sul (w3)
Telefones: (61)3443 -1313 (61)3443-0101

 

About these ads

6 Respostas to “Entre azulejos e ladrilhos hidráulicos, muitas histórias”

  1. Anderson Falcão julho 21, 2011 at 2:12 pm #

    Maravilha, Carol! Teu blog está uma delícia. Adoro quando pinta post novo. Corro pra ler. Parabéns! Beijoca.

  2. Sheilinha julho 22, 2011 at 2:40 pm #

    Vc comprou algum?

    • Carol Monteiro julho 22, 2011 at 2:42 pm #

      Ainda não, Sheilinha. Mas tô afim de ir lá pra comprar uns e continuar minha coleção… ;-)

  3. Dulciane maio 10, 2012 at 5:37 pm #

    Onde fica o endereço e qual o telefone, gostaria de saber pois estou precisando

    • Carol Monteiro maio 10, 2012 at 5:46 pm #

      Dulciane, fica na 514 Sul, na W3, Asa Sul, Brasília.
      Eu infelizmente estou sem o telefone deles…
      Mas não tem erro, é bem fácil achar lá na avenida.
      Espero que consiga!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Morar Mais por Menos 2012 – Edição Brasília « Casa de Filó - outubro 10, 2012

    […] Escolhi falar de um só espaço que gostei muito, a varanda gourmet. O projeto é dos arquitetos Didacio Duailibe, Flávia Duailibe e Rivany Farias e traz muitas soluções bacanas, a começar pela faixa de piso em cerâmica esmaltada com desenhos personalizados, imitando o efeito de ladrilhos hidráulicos, um trabalho realizado pelo pessoal do Art’Decora, loja que já foi pauta aqui no blog. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: